Epidemiologia nutricional & saúde coletiva baseada em evidência
Publicado: 25/06/2025 - 13:56
Última modificação: 19/09/2025 - 09:45
Este núcleo dedica-se à investigação da relação entre dieta, microbiota intestinal, metabolismo energético e condições crônicas de saúde em todas as populações, e em populações específicas como pessoas vivendo com HIV (PV-HIV). Fundamentado em evidências científicas rigorosas, conduz estudos epidemiológicos avançados, incluindo estudos longitudinais e de caso-controle prospectivos, além de revisões sistemáticas e meta-análises.
A abordagem metodológica abrange a validação e aplicação de instrumentos inovadores, como o Questionário de Frequência Alimentar (QFA). A integração de métodos estatísticos avançados e bioinformática permite identificar biomarcadores inflamatórios, imunológicos e metabólicos relacionados à microbiota intestinal e a marcadores inflamatórios possibilitando o desenvolvimento de intervenções nutricionais e clínicas personalizadas.
Linhas de Pesquisa:
* Epidemiologia nutricional e microbiota intestinal: impactos na saúde imunometabólica e envelhecimento saudável em PV-HIV.
* Desenvolvimento e validação de instrumentos digitais para avaliação dietética, rastreamento nutricional e de risco.
* Análise estatística avançada e bioinformática aplicada à saúde coletiva, com foco em modelos preditivos e aprendizado de máquina (machine learning).
* Avaliação da qualidade da dieta pelo Índice de Qualidade da Dieta e Saúde Planetária (PHDI) e consumo de alimentos ultraprocessados na população brasileira e sua relação com a saúde e sustentabilidade.
Parcerias Nacionais e Internacionais:
* Nacionais: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e o Serviço Especializado em IST/HIV/AIDS Herbert de Souza (SAE-Viamão).
* Internacionais: Harvard T.H. Chan School of Public Health (EUA), Simmons University (EUA), Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA), Albert Einstein College of Medicine (EUA).
Resultados Esperados:
Este núcleo visa gerar evidências robustas capazes de subsidiar políticas públicas e estratégias clínicas efetivas, especialmente voltadas para a prevenção e o manejo de comorbidades em populações vulneráveis. A formação contínua de recursos humanos, por meio de intercâmbios acadêmicos nacionais e internacionais, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável.
A partir da colaboração com instituições internacionais e nacionais de excelência, espera-se promover impacto científico, social e econômico positivo, destacando a relevância da epidemiologia nutricional e Saúde Coletiva baseada em evidência para a saúde coletiva no Brasil.