Exame de Qualificação - Veteranos

Assunto:
Mestrado / Documentos / Doutorado
Definições:

Quem são os alunos veteranos?

* Todos os alunos, dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico, que ingressaram até o ano de 2023.

Exame de Qualificação:

O Exame de Qualificação é o instrumento próprio para a avaliação do conhecimento da(o) discente no tema de pesquisa e de seu desempenho na elaboração da Dissertação ou Tese.

 A Banca examinadora de qualificação será composta pelo orientador e mais dois membros titulares (Internos ou externos a UFU), e dois suplentes, todos com titulação de doutor;

A apresentação do trabalho à banca examinadora é oral. Porém, não há necessidade de utilização de material audiovisual. O aluno deverá apresentar o projeto em até 20 minutos. Cada professor terá direito a 30 minutos para questionamentos e o aluno a igual tempo para resposta. Após arguição e discussão, a banca informa o resultado com os conceitos: aprovado ou reprovado. Tempo máximo previsto para a atividade: 2 horas e 30 minutos.

Será considerada(o) aprovada(o) no Exame de Qualificação a(o) discente que obtiver a aprovação da Comissão Examinadora.

Será lavrada a ata de julgamento da Qualificação com o conceito:

I – APROVADA(O)

II – REPROVADA(O)

Caso a(o) discente seja REPROVADA(O), deve-se elaborar um relatório contendo as informações, justificando o motivo da reprovação e a(o) discente deverá submeter-se a novo Exame de Qualificação em, no máximo, 60 (sessenta) dias, não podendo ter nova reprovação. Se for reprovado pela segunda vez ou se não cumprir as condições e prazo regulamentares previstos neste Regulamento e nas Resoluções e normas gerais da pós-graduação, o aluno será automaticamente desligado do PPG.

A sessão do Exame de Qualificação é fechada.

Requisitos:

São requisitos necessários para o agendamento do Exame de Qualificação nos Cursos de Mestrado e de Doutorado:

• Histórico Escolar sem pendência documental (Para ver se há alguma pendência favor acessar instruções no link a seguir: http://www.ppcsa.famed.ufu.br/servicos/pendencia-de-documentos. Caso haja alguma pendência, a mesma precisa ser regularizada inserindo o documento faltante conforme instruções no link a seguir: http://www.ppcsa.famed.ufu.br/servicos/pendencia-de-documentos. Se a pendência não for resolvida, o Exame de Qualificação não é agendado.
  • Envio do Certificado de Aprovação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira II
  • Envio do Relatório de Estágio de Docência; (caso o aluno seja bolsista)
  • Integralização de todos os créditos exigidos para o Curso correspondente. Caso tenha feito disciplinas neste ou em outro Programa de Pós-graduação, será necessário fazer aproveitamento dos créditos pelo portal do estudante (https://www.portalestudante.ufu.br/).
Orientações:

ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO:

1- Consultar a agenda de Exames de Qualificação e Defesa de Dissertação e Tese disponível no link a seguir: http://www.ppcsa.famed.ufu.br/defesas

2- Encaminhar para o e-mail ppcsa@famed.ufu.br a solicitação da reserva da data e horário pré-definidos com a banca.

Obs.: Somente serão agendadas duas bancas examinadoras por dia (manhã/tarde).

3- Enviar por e-mail até o dia 15 de cada mês, para homologação em reunião do Colegiado do PPGCSAUDE:

• Formulário de Solicitação de Exame de Qualificação (anexo) que deverá estar em formato PDF liberado para cópia dos dados informados e obrigatoriamente assinado pelo orientador pela plataforma gov.br.

4- Enviar por e-mail no mínimo 15 dias que antecedem a data prevista para a realização do exame:

•  Manuscrito referente à dissertação/tese em formato de artigo e seus anexos em um único arquivo PDF (em português ou no idioma proposto pela revista)
  •  Normas do periódico escolhido (PDF)
  •  Artigo semelhante já publicado no periódico escolhido.(PDF).

Importante:

Escâner, fotos de documentos ou sem assinatura pela plataforma gov.br não serão aceitos. .

Não enviar por e-mail qualquer documentação para os componentes da Banca. O envio da Carta Convite e Projeto do Exame de Qualificação é de responsabilidade da secretaria do PPCSA.

Informamos que é de inteira responsabilidade do aluno/orientador verificarem com antecedência as condições do local e equipamento a serem utilizados no dia do Exame de Qualificação, os mesmos deverão estar presentes no local presencialmente ou sala de web conferência com antecedência para receber os membros da banca examinadora.

Setor Responsável: